sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A única Teologia Perfeita

2 Timóteo: 3. 16. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17. para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.


A única Teologia Perfeita é a Própria Escritura sendo interpretada por ela mesma. O resto são achismos, preposições, doutrinas humanas, sofismas, adivinhações, falsas revelações.... ou seja, não são confiáveis.

Por que?

2 Pedro: 1. 20. sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Então como se pode chegar a uma interpretação fiel ao Texto?

A Bíblia é um conjunto de livros que são fáceis de entender o básico para a salvação do homem. Porém é amplamente trabalhosa para se compreender seus significados, uma vez que estão ligados a História, Geografia, Arqueologia, Leis e Costumes. Também os Escritos originais não tem uma tradução totalmente fiel para qualquer outra língua.

Para se compreender o máximo da Palavra é necessário muito estudo e zelo. Também uma regra clara é que a Palavra não se contradiz.

Você já ouviu pregadores que afirmam e ensinam uma doutrina e outros que contradizem sendo o mesmo texto?

Obviamente sim. Ninguém possui um sistema teológico perfeito. Paulo disse o seguinte:

1 Coríntios: 13. 9. porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;

O texto fala do amor. E se amarmos saberemos que não conhecemos tudo, mas apenas uma parte.

O podemos afirmar é que apenas amando a Palavra, é que poderemos ser fiéis ministros de Cristo.

Devemos abandonar o partidarismo que serve para vangloriar homens e dividir povos. Os fariseus amavam serem chamados de doutores da Lei, mas infelizmente não agiam nem ensinavam a Lei de Deus na maioria das vezes.

A Igreja Primitiva passou por isso, pois uns eram de Paulo e outros de Apolo, outros de Cefas assim dividindo os irmãos entre judeus, gregos, romanos,... Ao invés de torná-los irmãos em Cristo.

1 Coríntios: 1. 12. Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. 13. Será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?

A preocupação de Paulo era que a Igreja fosse unida independente se eram Judeus ou gentios.

Filipenses: 2. 3. nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;

Com isto podemos ter uma breve noção que a teologia mais próxima da perfeição consiste no amor ao Eterno, à sua Palavra, ao Seu Espírito Santo e nas demonstrações de amor uns para com os outros e por todos.

As diferenças de pensamentos sempre existiram, mas não é pretexto para brigas, disputas, rivalidades, mas sim uma oportunidade para o aperfeiçoamento e o aumento da comunhão.

Colossenses: 3. 12. Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13. suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. 14. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.

Podemos não ter um sistema teológico perfeito, mas rejeitamos todos os que distorcem o Evangelho de Cristo tanto nas atitudes quanto no ensino.

Lembrando que a Bíblia é uma só dividida em duas partes: o Antigo e o Novo Tesmanto. A Lei não foi abolida mas sim cumprida em Cristo (Mt 5:17) e todo aquele que verdadeiramente está em Cristo cumpriu a Lei.

Romanos: 10. 4. Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.

Gálatas: 6. 2. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

E todo aquele que crê vive a Lei do amor segundo toda a ordenança bíblica pois a Lei se contitui em Amar ao Eterno e a próximo como a nós mesmo e como Cristo nos amou.

Se guardamos os mandamentos de Cristo então estamos vivendo, aprendendo e prosseguindo para a verdadeira vida na Fé.

2 Coríntios: 13. 8. Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade.

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